O arco-íris é um símbolo de magia, alegria e brincadeira para os mais pequenos e de renovação para os adultos. A admiração à volta deste fenómeno ótico atmosférico existe e ao longo do tempo ganhou vários significados. Apesar dos diferentes simbolismos há uma linha coerente entre as diferentes interpretações: a da esperança.

A expressão “arco-íris” tem origem na mitologia grega. Íris era uma deusa que tinha a responsabilidade de entregar as mensagens aos restantes deuses. No desempenho das suas funções, Íris deixava um rasto de muitas cores pelos céus que atravessava, formando um arco colorido, o arco-íris.

Para o cristianismo, islamismo e judaísmo o arco-íris simboliza paz e calma. Diz-se que depois do dilúvio que levou a Arca de Noé ao Monte Ararate, Deus prometeu que nunca mais iria destruir a Terra por meio da água, assim cada vez que chove, aparece um arco-íris como símbolo da aliança estabelecida entre Deus e todos os seres vivos, de todas as espécies, existentes à face da terra.

Viajando para a atualidade, o arco-íris ganhou uma expressão especial devido à pandemia do covid-19. Neste contexto o arco-íris tem uma mensagem de esperança “andra tutto bene”, que em português significa “vai ficar tudo bem”.

Depois de Itália, muitos foram os países que se juntaram a este movimento e, um pouco por todo o mundo, vemos edifícios com um arco-íris pintado e pendurado nas suas varandas.  Aos poucos aceitámos o confinamento e, de várias janelas, houve quem cantasse e tocasse instrumentos como forma de apoio aos seus vizinhos, afinal de contas estamos todos juntos. De repente, sem que o mundo desse por isso, não há fronteiras só solidariedade.

E agora que começamos lentamente a sair à rua, porque não levar o arco-íris, das janelas para a nossa roupa?

A United Colors of Benetton com a sua coleção ‘As ondas da cor’ ajuda-nos a manter a atitude positiva no desconfinamento. As peças foram concebidas para durar para sempre: a camisa clássica às riscas, os casacos de lona impermeáveis em cores vivas, as maxissaias e tops com estampados florais micro e macro. Mas também vestidos de patchwork com riscas coloridas, maxi riscas com as cores do arco-íris e as malhas mágicas United Colors of Benetton. Todas estas peças são explosões de cor que não vão deixar indiferente, nem a si, nem a quem se cruze consigo.