O fato de banho já não é uma segunda escolha reservada à natação, a senhoras mais velhas ou a quem está em menos boa forma. Cada vez mais, os bikinis vão perdendo terreno para uma panóplia de alternativas.


 Mas… usar bikini ou fato de banho – quem, como, qual e quando?

Ora, depende – da silhueta, da ocasião, do local. 


Há que não esquecer também que um ou outro pode e deve ser complementado por  saídas de praia (páreos, túnicas, kimonos, calças pallazo, etc) . É de bom tom usá-las se vai tomar uma bebida ao bar junto à praia, mas nada a impede de as colocar se passear na areia, para evitar olhares indiscretos. 

– Por costume, os bikinis são mais indicados para praia ou campo e os fatos de banho para piscinas, spas ou health clubs mas salvo indicação específica, não há uma regra rígida e a escolha vai depender da sensibilidade de cada uma.

– Se vai à praia com uma ou duas amigas e não deseja ser incomodada, o fato de banho é obviamente uma opção mais discreta.

– Os fatos de banho mais comuns, de modelo desportivo, assentam melhor a mulheres de figura atlética, magras, com pouco busto e coxas estreitas. Não tendo apoio interior para o peito, tornam-se desconfortáveis.

 Os trikinis e os bikinis ou fatos de banho “de fantasia” (com correntes, lantejoulas, aplicações, recortes e aberturas) estão reservados às figuras esguias com algumas curvas e devem limitar-se a piscinas ou ambientes onde saiba que não vai apanhar muito sol (uma festa à beira da piscina depois de escurecer, por exemplo) porque deixam marca e se tiverem enfeites de metal, podem provocar queimaduras. São portanto uma variante e não devem representar um grande investimento.

– O bikini “triângulo” ou “cortininha” é, embora pequeno, um dos mais democráticos: favorece bustos médios a grandes e apesar de não ter aros, pode ser ajustado conforme convém.


-Os bikinis cai cai estão por norma reservados às meninas com menos peito. 

– Para as senhoras ou meninas redondinhas que tenham barriga…bom, o fato de banho é mesmo a melhor opção, mas actualmente há imenso por onde escolher:

Aposte nos decotes bonitos (pode escolhê-los com aplicações) mas bem apoiados. Muitos modelos já oferecem um efeito “modelador”, tipo cinta, para alisar quaisquer gordurinhas. Pode ainda optar por um padrão com cores mais escuras nas áreas que deseja “emagrecer”.

Quem disse que tem que escolher ?