As escolas fechadas, alguns pais em teletrabalho e outros simplesmente em casa porque todos os serviços não essenciais estão fechados. O que fazer com os miúdos e como manter a sanidade mental dos adultos?

Manter as rotinas é muito importante para que as crianças se sintam seguras e para que isto seja possível, faça um calendário de atividades diárias. Para as crianças que estejam na escola, haverá sempre a necessidade de fazer os deveres de casa. Ocupe parte da manhã com essa tarefa e aproveite para colocar o seu trabalho em dia.

Faça pausas para o recreio, onde permita que o seu filho faça o que tiver vontade.

Lembre-se que a atividade física é indispensável para a sua saúde, física e mental, para si e para os seus filhos. Siga vídeos online e faça, por exemplo, Yoga: Acalma o stress e mexe o corpo. Faça também exercícios utilizando o peso do seu corpo, sem recurso a qualquer tipo de material ou equipamento. Por exemplo: agachar, levantar, empurrar, puxar, saltar e girar. Este tipo de treino desenvolve várias capacidades estruturais e funcionais do corpo humano, nomeadamente: força, equilíbrio, coordenação, resistência, mobilidade, estimula a potência, diminuição da gordura e previne as lesões.

A par dos exercícios físicos podemos partilhar algumas ideias:

1. Cozinhar em família é uma atividade muito divertida. Junte a pequenada e siga esta receita simples de bolachas:

Ingredientes:

200 gramas de farinha de trigo

2 gemas

100 gramas de manteiga mole

70 gramas de açúcar

3 colheres de leite

1 colher de chá fermento biológico

1 pitada de canela

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga. Adicione as duas gemas e o leite, depois misture bem. Incorpore a farinha de trigo de forma gradual, o fermento biológico e a canela.

Faça uma bola com a massa, depois cubra-a com película aderente e deixe-a no frigorifico durante 30 minutos.

Depois, estenda a massa sobre uma mesa previamente polvilhada com farinha de trigo. Corte figuras com cortadores de massa, coloque-as numa travessa e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns 15 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer e desfrute.

2. Desenhar: Arco-íris #VamosTodosFicarBem

À semelhança do que muitas pessoas fizeram em Itália com os seus filhos, podem pintar um grande arco-íris em bandeiras com a mensagem: #VamosTodosFicarBem 

De seguida pendurem nas janelas para dar esperança a todos.

3. Encenar as histórias dos livros infantis.

Escolha em família uma história que todos gostem e que tenha personagens engraçadas. Vista-se a rigor com a roupa que tem em casa, mas faça combinações diferentes e engraçadas. Depois é só distribuir os papeis e atuar.

Se quiser partilhar com os avós, tios e primos faça vídeo-chamadas. Por fim, é só esperar pelos aplausos.