Durante o estado de emergência generalizou-se o home office que trouxe um novo dress code, o pijama. Este passou a fazer parte das tendências mais marcantes do ano 2020, para quem trabalha em casa. Há quem acredite que veio para ficar, mas com regras.

Sabia que a palavra “pijama” vem da expressão indiana “piejamah”, que descrevia calças largas amarradas à cintura?

O principal ponto da utilização do pijama é o conforto, permite estar sentado durante longos períodos de tempo sem sentir as calças a apertar. Outra grande vantagem é a diminuição no tempo que precisa para se despachar. Tem uma reunião por videochamada? Basta vestir uma camisa e gravata ou blusa com as suas calças de pijama, mantem o conforto e garante o nível de formalidade exigido. Evite ficar em roupa interior, ainda que só na parte de baixo, porque pode haver a necessidade de se levantar para ir buscar um documento e é descoberto. Nessas situações um par de calças de pijama discreto, fazem toda a diferença. 

Engana-se quem acredita que um pijama confortável é sinónimo de um pijama feio. A indústria da moda nunca descorou desta peça fundamental, criando várias peças, com modelos distintos e formas diferentes, embora haja uma linha condutora. Para homens, as tendências são as linhas retas, cores escuras e padrões sóbrios.

O universo feminino continua mais colorido, mas as cores que predominam são os pastéis em que os padrões mais frequentes incluem as famosas cornucópias e flores. Existem, no entanto, pijamas femininos que se destacam pelos seus cetins e cores mais escuras.    

A ideia de usar o pijama como indumentária do dia-a-dia não é nova. No início do século XX o designer Paul Poiret criou uma linha de pijamas de seda para serem usados em público, de dia ou de noite. Tornou-se tendência em alguns países asiáticos e, ainda nos dias de hoje, as pessoas gostam de usar pijamas completos em público. No Japão a tendência foi mais além, algumas pessoas saem com Kigurumi, que são pijamas de animais de peluche gigantes.

Lembre-se, dress code: pijama!