No passado dia 10 de Junho, celebrou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mas quem era Luís Vaz de Camões?

Vamos descobrir mais sobre o poeta e sugerir alguns livros para aprofundar o conhecimento sobre esta personagem da história literária portuguesa.

A informação biográfica disponível sobre a vida de Luís Vaz de Camões não é muita, mas é provável que tenha nascido em Lisboa em 1524 ou 1525. Estudou em Coimbra e foi militar. Julga-se ter perdido um olho num confronto militar com os mouros em Ceuta.

De volta a lisboa é preso, acusado por ter feito um assalto. Depois de receber o perdão de D. João III vai para o Oriente, onde passa duas décadas. Nessa viagem conta-se que salvou “Os Lusíadas” quando é vítima de um naufrágio.

Mais tarde, é descoberto por amigos em Moçambique, estes conseguem traze-lo para Lisboa onde em 1572 publica a obra que o tornaria imortal, sendo considerado o maior poeta em língua portuguesa de todos os tempos.

Em Almedina pode encontrar a vasta obra de Luís Vaz de Camões, assim como, outros livros sobre a sua vida e obra de outros autores.  Deixamos três exemplos, mas convidamo-lo a visitar a Almedina do Atrium Saldanha para descobrir todas as outras obras disponíveis.

// À mesa com Luís Vaz de Camões de Marques da Cruz

Nesta obra o autor, Marques da Cruz, revela-nos com pormenor a vida de um dos maiores portugueses de sempre – Camões. O Livro descreve a figura ímpar no campo da poesia, a sua vida aventurosa, errante e espantosa.

// Obras Completas de Luíz Vaz de Camões: épica & Cartas – I Volume de Luís Vaz de Camões

Esta é a primeira edição das obras completas de Camões em mais de 40 anos, preparada pela maior especialista no autor. Dividida em dois volumes, «Épica & Cartas» e «Lírica & Teatro» (outubro de 2017).

// Os 40 Melhores Sonetos de Luís de Camões e Outros Poemas de Luís Vaz de Camões

Considerado o maior poeta da língua portuguesa, o seu domínio do verso foi comparado ao de Shakespeare, Homero, Virgílio e Dante. Escreveu uma quantidade considerável de poesia e drama lírico.